Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aliança da Preservação ou Aliança Noética I

A Aliança da preservação não é outra aliança, mas é outro estagio da aliança da redenção, esta aliança tem uma característica distinta das demais:
1- Ela tem como característica a preservação das espécies e do ser humano.
2- Sendo assim este pacto tem características de juízo, e também de preservação da raça humana, como um novo povoamento. Interessante observar que os descendentes de Noé continuavam pecadores, então a salvação de Noé não tem caráter de glorificação de pessoas, e sim de preservação, de graça comum
Quando lemos Gênesis 6. 1-10 vemos algumas coisas interessantes:
1- O casamento dos filhos de Deus com as filhas dos homens
2- A redução dos anos dos homens
3- A existência de gigantes na terra
4- A maldade do homem e sue castigo (interessante observar que o castigo não veio apenas sobre a raça humana, mas sobre a criação
5- A manifestação da graça de Deus
Quem eram estes filhos de Deus?
Vimos que o Senhor Deus colocou inimizade entre duas descendências, a descendência da serpente e a outra o descendente da mulher que simboliza Cristo e conseqüentemente a Igreja que Nele está representado.
Sendo assim poderíamos dizer: Os filhos de Deus, a descendência eleita, que são filhos e filhas de Adão e Eva e os ímpios da mesma forma, também filhos e filhas de Adão, Pela continuação do texto se dá a entender que as atitudes dos homens provocam uma reação da parte de Deus (e ai creio que se referem às duas descendências, pois elas estavam se misturando), Deus diminui os anos de vida do homem, diz que o homem era carnal, o pecado aumentou muito. Dessa união surgiram homens valentes que são chamados gigantes, o texto sagrado os define como: valentes, homens de renome. O nosso contexto dá a entender que eles eram maus ver Gênesis 6.11. Deus castigo, o interessante aqui é mais uma vez a reafirmação de quanto o homem e a terra estão ligados. Castigo não veio somente para o homem e sim para toda a criação, e por fim a graça de Deus se manifesta tanto em um homem como para sua criação, pois Ele não destrói por completo, Ele mandar que casais de animais fossem salvos, juntamente com a família do justo, a punição aqui não era de destruição total, pois se assim fosse ninguém seria salvo do dilúvio. O interesse de Deus não era de exterminar a raça humana por um todo. Por isso que esta aliança é chamada de aliança da preservação.
Definir os filhos de Deus como descendente de Sete e filhos do diabo como descendência de Caim, nesta definição eu vejo um problema, vamos raciocinar:
Se os filhos de Sete eram os filhos de Deus, como Noé era descendência de Sete, e quem sai da arca é Noé e a sua descendência, então pela lógica não haveria mais descendência do diabo hoje em dia. Pelo simples fato que os filhos de Caim teriam sido todos exterminados. Mais não é isto que vemos. Sendo assim, os filhos de Deus não estavam presos a uma linhagem, mas era chamados filhos de Deus pelos sinais visíveis desta eleição, estes filhos de Deus pecaram se unindo a filhas dos homens, ou seja, ímpias. E isto no nosso Texto foi uma das causas do dilúvio, pois como já falamos desta união nasceram gigantes que eram maus, que encheram a terra de mais e mais violência.

Aliança Noética parte II

Como vimos a aliança noética foi a aliança que Deus fez com Noé, Deus disse que iria destruir toda a criação, Noé achou graça diante de Deus e através da arca que Deus mandou fazer. Salva animais e ele e toda a sua família (veja Gênesis 6. 19-21). Esta aliança prefigura a restauração de todas as coisas. Veja só:
1- Deus poupa Noé
2- Deus poupa a criação
Noé era justo diante de Deus, a criação se tornou maldita por causa do homem, a arca salvou-o do dilúvio e com ele a criação, segundo o texto de 1 Pedro 3.20-21 ela prefigura o batismo que é o sinal de nossa salvação. A criação será restaurada, Deus não destruiu tudo. Ele preservou exemplares das espécies visando repovoar a terra. E foi isto que aconteceu, o juízo de Deus veio sobre sua criação. Quando o juízo passou, Deus ordena que Noé saia da arca, Noé levanta um altar ao Senhor, O Senhor diz que: ...Não tornará a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz Gênesis 8. 21.
Quando o dilúvio acabou, Deus disse: Enquanto durar a terra, não deixará de haver semente e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite Gênesis 8.22
Observe aqui duas graças de Deus com relação à terra: O não amaldiçoar a terra por causa do homem; E a manutenção na ordem da natureza.
É interessante observar que Deus fala que o coração do homem é mau. Este juízo não visou erradicar o pecado do mundo, até pelo simples fato que Noé mesmo sendo justo diante de Deus, se embriagou e ficou nu. Seus filhos tiveram pecado, suas mulheres também a mulher de Noé também, como já foi dito, vemos após a saída da arca a narrativa do que aconteceu com Noé e de sua maldição ao seu filho ver Gênesis 9.20-29. Isto mostra o caráter pecaminoso do filho de Noé e porque não dizer do próprio Noé.
A História mostrará que os filhos de Noé e seus descendentes pecaram, um exemplo disto é a História da Torre de Babel. Então precisamos entender bem isto, qual foi o caráter da aliança com Noé?
Foi um ato de juízo de Deus contra o pecado, Deus agiu, pois a maldade estava insuportável, Deus age com graça e força em determinadas épocas, graça porque Ele se manifesta e salva o seu povo, força porque Ele aniquila o que oprimia o seu povo e quem blasfemava contra Seu Santo Nome.
Nesta aliança Deus faz menção dos mandatos, olhando o texto de Gênesis 9. 1-17 vemos o seguinte:
1- Mandato social: Gênesis 9.1,7
2- Mandato cultural: Gênesis 9. 1-4
3- Mandato espiritual: Gênesis 9. 14-17
Deus estabelece a pena de morte ver Gênesis 9. 5-7. Observe que depois de Deus determinar a pena da morte, ele repeti o mandato social, fazendo um contraste entre tirar a vida e gerar a vida. È interessante que o propósito de Deus para a terra é povoar a terra, Deus deu vida e só Ele podia tirar a vida, o homicida toma para si esta prerrogativa e tira à vida, esta prerrogativa é de Deus, por isso, ele tem que pagar com própria vida. O mandato cultural será exercido na base do terror dos animais em relação ao homem, antes do pecado a relação do homem com os animais não era assim, veja só como é depois do pecado Gênesis 9.2. A um desequilíbrio, isto prova que o dilúvio não veio erradicar o pecado de forma definitiva, pois este texto está depois da saída da arca. Provando que mesmo com o juízo de Deus sobre o pecado, as maldições continuariam. A criação naquele tempo, como agora, geme. Ela espera a manifestação dos filhos de Deus Romanos 8 19-23
Robertson diz:
A aliança com Noé enfatiza a estreita inter-relação das alianças criativa e redentiva. Muito do pacto de Deus com Noé implica uma renovação das estipulações da criação e até reflete claramente a linguagem da aliança original

Deus não fez uma nova aliança com Noé, com novas regras, a aliança que Deus faz com Noé é uma repetição da aliança da criação com seus mandatos. Vemos isto na repetição do mandato social, cultural e espiritual quando Noé oferece sacrifico a Deus. Gênesis 8.20-9.17 A aliança da redenção também está presente no seu aspecto redentivo. As duas linhagens foram preservadas, tanto a da serpente quanto a da descendência eleita, e isto é manifesto no decorrer da História, o mal voltará, o pecado será praticado, manifestando que a descendência da serpente não fora destruída pelo dilúvio.

Aliança Noética parte III

A aliança noética, tem como característica: A questão da preservação de toda a criação. É o aspecto da graça de Deus, chamado: graça Comum
A graça comum se divide em: Graça comum universal, geral e do pacto.
A ideia da graça comum universal vemos no texto de gênesis 9. 8-18, nesta passagem vemos os seguintes aspectos:
1- Deus estabelece aliança com Noé e seus filhos. (verso 9) Interessante observar a ideia do cabeça da casa, não foi estabelecido aliança com a mulher, pois o cabeça da casa e conseqüentemente da sociedade é o homem . Como a família é célula mater da sociedade, o princípio de responsabilidade segue para outras instituições maiores, Talvez seja por isso, que não vemos aliança feita com mulheres, como representantes de um povo na Bíblia.
2- Deus estabelece a sua aliança com os seres viventes que estão conosco, ou seja, os animais em geral (verso 10) interessante observar isto, Na aliança o homem não está desassociado do restante da criação. E isto diz muito coisa, o homem está ligado para sempre a criação. Veja a questão de Romanos 8. 19-23. A criação geme. Ela foi amaldiçoada por causa do pecado do homem. Na aliança Noética, Deus fala que faz aliança com todos os seres viventes, e esta aliança era de não destruir a criação com dilúvio. O texto de Romanos, diz: Que ela geme. Porque ela geme? A visão que se tem é que a salvação do homem está desassociada da terra, ou seja, vamos pra um céu, que nos é um grande mistério. Mas se fossemos para o céu, por que a criação geme e aguarda, se ela vai ser destruída? Isto não tem sentido. Ela vai ser libertada da escravidão para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Que gloria será esta? De servir de morada para os santos, ou seja, à volta para o Éden. Nosso parque das Delicias!
3- Deus colocou como sinal no céu: o arco-íris. Ele é o sinal. Toda vez que chove e aparece o arco-íris, os crentes deveriam se lembrar desta aliança, e se lembrar também que esta aliança prenuncia que seremos restabelecidos um dia, tanto nós quanto a criação.
E quanto ao texto de 2 Pedro 3. 7-13? Não se fala que os céus e a terra, não estão entesourados para o fogo? Veja o paralelo que Pedro faz com o dilúvio (cap. 3. 1-6) com a questão de entesourar para o fogo. Pedro está falando de juízo, tanto aquela terra com seus moradores, foram castigados, tanto quanto, esta terra, com estes moradores, será castigada. Então vemos aqui, que o tema principal é o juízo, as demais informações são os meios pelos os quais o juízo veio e virá. Observe que no verso 13 diz: Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Veja a grande questão: Aniquilar o pecado da criação
Robertson diz o seguinte: “A aliança com Noé une os propósitos de Deus na criação com seus propósitos na redenção. Noé, sua semente e toda a criação se beneficiam desse relacionamento gracioso” Esta inclusão total da criação de Deus, faz parte do seu plano redentivo
Qual a razão do dilúvio? Juízo de Deus. Este juizo eliminou o mal sobre a terra? Não! Então qual a razão de Deus ter feito isto?
Robertson diz o seguinte:
Entretanto, para prover uma apropriada demonstração histórica do destino último de um mundo sob o pecado, Deus consumiu a terra com o dilúvio. Este evento cataclísmico torna-se mais tarde o modelo do julgamento final da terra por deus e a base para a refutação dosa argumentos dos escarnecedores que zombariam da certeza de um ultimo dia de acertos de conta ( cf. 2 Pe 3. 4-6)

Deus, como já vimos, derramou seu juízo naquele mundo, e derramará de novo. Com Noé, Ele não tinha o propósito de erradicar o pecado, até porque o próprio Noé mesmo achando graça diante de Deus, continuava na sua natureza pecadora e isto fica evidente no episodio da bebedeira e do vexame dado por ele.
Durante toda história, Deus dará mostras de juízo, sempre mostrando ao homem, que Ele não deixará impunes os atos pecaminosos, como também a sua graça sempre acompanha seus eleitos. No nosso caso, Deus deu um sinal: O arco Iris. Robertson, citando Von Rad diz: “... a palavra para arco Iris, no texto, é a palavra normalmente usada para arco de batalha. Sugere que o arco Iris colorido indica que Deus pôs de lado seu arco de batalha depois do dilúvio” Do céu veio o juízo, agora no céu é manifesta de forma visível o sinal da graça de Deus. O arco Iris. Não é sem sentido, que ao redor do trono de Deus, há um arco Iris Ap. 4.3

Nenhum comentário: