Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aliança da Consumação (parte I)

O que é aliança da Consumação?
É o ultimo estágio das alianças, ela foi revelada em Jeremias 31. 31-34, mas será que existem outras passagens, onde o conceito deste novo estágio de aliança exista?
Vemos estes conceitos em: Jr. 32. 37-44; 50.4; Ez 37. 15-28
Quais são os conceitos desta nova aliança?
1- Impressão das leis na mente e no coração
2- Ser o seu Deus e ser o seu povo
3- Conhecimento do Senhor
4- Perdão de pecados
Interessante estes elementos, será que esta nova aliança é uma nova aliança no sentido de possuir elementos novos e estranhos? Será que nas alianças anteriores estes elementos não estavam presentes?
O que quer dizer: Impressão das leis?
O texto fala de contrastes. Desde o Sinai a Lei foi gravada em pedras e posta no Santo dos Santos; sob este novo estágio a Lei não ficará mais em pedra guardada em um determinado lugar, ela estará na mente e nos corações dos santos de Deus e isto aponta para uma nova realidade, de sermos templo de Deus. 2 Co 3.3; 1 Pe 2.5
Van Groningen em seu livro diz o seguinte:
A lei, proferida por Deus no Sinai e escrita em pedra quando a aliança foi confirmada no tempo de Moisés, era um esboço da vida no reino dentro da vida de uma nação teocrática. Essa lei continuaria para sempre. Contudo, de acordo com Jeremias, ela não continuaria a existir e funcionar no cenário de uma teocracia nacional. A lei seria escrita no coração dos membros da comunidade da aliança renovada. A essência do modo de vida e serviço do reino, conforme haviam sido instruídos não mudaria. Uma vez que viesse o Mediador e o Espírito Santo fosse derramado, essa lei seria internalizada no coração e não mais em tábuas externas de pedra (...). E importante repetir: A lei dada no contexto do Antigo Testamento não mudou, em termos de essência e exigências, quando a aliança renovada entrou plenamente em efeito. Continuou a ser a instrução de Yahweh para o viver no Novo Testamento.

A questão da obediência das leis sempre foi requisito dentro das alianças. Robertson diz o seguinte:
Deve-se lembrar, de certo, que também a velha aliança esperava uma essencial mudança de coração. A lei de Deus devia estar no coração dos participantes da velha aliança (cf. Dt 6.6; 11.18; 10.12,16; 30.6,14) Entretanto, só na nova aliança torna-se assegurada a inscrição da lei por Deus mesmo no coração humano

Este ato feito por Deus se torna o diferencial do estagio de graça, isto quer dizer que não pecamos mais? De forma nenhuma! Mas até mesmo a relação de perdão é alterada, antes nos estágios anteriores, tinha que ter sacrifícios repetíveis os quais apontavam para uma realidade não final, depois de Cristo não se fazem mais sacrifícios, pois o nosso sacrifício foi feito de forma definitiva. Hb 8
A relação de obediência a Deus é algo implícito em qualquer estágio da aliança.
Na aliança do começo, os mandatos não foram invalidados por causa do pecado. O homem deveria cumprir o mandato cultural Gn 3.17-19. A mulher continuaria tendo a possibilidade de gerar filhos Gn 3.16 e ambos eram conclamados a pratica do mandato espiritual Gn 4. 3-7. A prática do culto não foi abolida por causa do pecado.
Na aliança noetica, Deus ordena Noé fazer a arca Gn. 6. 11-18
Na aliança abraamica, Deus manda Abraão sair da sua terra Gn 12. 1-3
Na aliança Sinaítica, O Senhor manda Moisés tira seu povo Ex 3. 1-24
Na aliança Davidica, O Senhor escolhe Davi e faz aliança com ele e estipula clausulas para com ele e sua posteridade 2 Samuel 7. 12-17
A questão não era que o povo não tivesse leis, eles tinham, entretanto eles não obedeciam por completo. Da mesma forma como nós não obedecemos por completo. Mas por que estamos num estágio de graça superior, a lei do Senhor não está em algum lugar que não temos acesso, ela está inscrita em nossos corações, somos templo de Deus.

Um comentário:

Ivanildo M Domingos disse...

Grande Jaziel! A quanto tempo. Gostei do teu poster. Com certeza você deve lembrar de mim, lembra no final de 2012 fizemos juntos o CTM em patrocínio- Minas Gerais; Junto com: Manuel Zico; Clodoaldo Brunet e Marcos teu parceiro da IPC e um seminarista, Presbitero e missionário metido chamado Ivanildo?( Sou eu.
Então, vasculhando o que existe na net sobre aliança da consumação encontrei o blog da tua igreja rapa. Este ano é o último do meu seminário e eu estou fazendo a minha monografia. Ora por mim e vindo a Fortaleza de féris entra em contato conosco meu E-mail: ivanildo26@gmail.com. Abraço!