Seguidores

sábado, 3 de abril de 2010

Ressurreição

Qual o significado da ressurreição? Por que as Escrituras dizem: E, se Cristo não tivesse ressuscitou é vã a vossa fé, e ainda permaneceis no pecado. (1 Coríntios 15.17)? Qual a relação que há entre ressurreição e nova vida em Cristo Jesus?
A Ressurreição é o sinal visível que Deus deu ao mundo de que Ele restauraria todas as coisas. A finalidade da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor fora tanto a de dar nova vida aos seus eleitos como também de restaurar todas as coisas. Romanos 8. 19-23.
Quando o Senhor morre na sexta feira e ressuscita ao domingo de entre os mortos, assegura para nós a sua vitória. Ele venceu a morte, Ele venceu àquilo que era a paga pelo pecado dos vice-gerentes de Deus quando caíram. Ele também vence a morte pela criação, pois a mesma sofre por causa dos vice-gerentes da criação. Deus, na Pessoa Bendita do Senhor Jesus se encarnou, viveu, cumpriu tudo àquilo que fora exigido Dele no pacto da redenção firmado entre a Santíssima Trindade e O Cristo que se tornou Homem. O propósito maior era a restauração de todas as coisas como diz o texto aos Efésios 1.10.
Por que na semana pascoal se deu a morte e a ressurreição? Quando Jesus entra em Jerusalém em cima do jumentinho, isto foi o cumprimento de uma profecia (Zacarias 9.9). Mas, observem também, que esta entrada possuiu um forte simbolismo: O templo que estava em Jerusalém era o templo onde se invocava Deus. Jerusalém era considerada a cidade santa por ter o templo nela. O próprio Deus que tinha se encarnado estava entrando na sua cidade. Por aquelas portas milhões de ovelhas tinham passado, vindas para serem sacrificadas. Jesus como nosso cordeiro pascal passa pelas portas de Jerusalém. Chora por Jerusalém. Quando chega ao seu templo diz que a minha casa será de oração Lc. 19.46.
Em Jerusalém Ele é preso e morto na semana pascoal, da mesma forma como o sangue do cordeiro fora posto nas casas lá no Egito, pois servia de sinal para que o Destruidor não matasse os primogênitos de Israel Êxodo 12. 21-24. Da mesma sorte, nesta semana que antecedeu a ressurreição, o sangue de Cristo fora derramado fora aspergido sobre seu povo 1 Pedro 1.2. Este livramento fui simbolizado na instituição da Eucaristia. O sangue da nova aliança derramado em favor de muitos, sinal evidente que o Destruidor irá pegar todos àqueles que não têm o sangue de Cristo sobre Eles. A ressurreição aponta para a nossa vitória. Alem de não recebemos a ira de Deus, por termos o sangue de Cristo nas nossas vidas. Viveremos para sempre com Ele. Todos os inimigos do reino de Deus serão destruídos. Todo regenerado é uma nova criação, sendo também o sinal visível que Deus levará seus planos até o fim desejado por Ele. Seu desejo é a consumação de todas as coisas. E esta consumação é o restabelecimento de todas as coisas. A ressurreição aponta pra isto. E como símbolo da nossa passagem das trevas para a luz surge o conceito do domingo como dia do Senhor. O domingo serve-nos como memorial. O domingo também passa a ter a simbologia do descanso. Da mesma sorte como o sábado tinha dois aspectos simbólicos: Descanso e libertação. O domingo passa a ter estes dois aspectos: libertação nossa e da criação, pois é o dia da ressurreição de Cristo. E de descanso: pois através da ressurreição de Cristo, o seu povo juntamente com a criação espera a restauração de todas as coisas.
Qual o aspecto prático que o entendimento da doutrina da ressurreição tem para nossas vidas? Paulo na sua carta aos Coríntios no cap. 15 versos 14: E, se Cristo não ressuscitou,é vã a nossa pregação e vã a nossa fé. Você já imaginou o quão vão seria tudo que é feito pelo reino de Deus se tudo fosse uma grande mentira? Aqui reside o motivo da fidelidade do cristão a Deus: A certeza da ressurreição de Cristo. Eis a razão da ressurreição ser tão importante na fé cristã. Todo àquele por quem o Cristo morreu: morre e morrerá para o mundo. O velho homem que representa este antigo estado de rebeldia é morto. Romanos 6. 1-3. Da mesma sorte, o novo homem, a nova criatura é recriada por causa da morte de finitiva de Cristo na cruz e da sua ressurreição. Romanos 6..4-11
Rev. Jaziel C. Cunha
Congregação Presbiteriana Conservadora em Paulista

Um comentário:

Wilton Lins Jr disse...

Muito bom esse artigo, mostrando de fato o real significado da ressurreiçao e o simbolismo forte da eucaristia, ah se muitos obtivessem estes saberes. que o SENHOR nos humilhe!!!!!