Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Será o Estado a instituição máxima da liberdade coletiva?

A construção do Estado como aquele órgão ou instituição política, que deveria salvaguardar direitos referentes ao cidadão, no que compete a liberdade de proteger a propriedade privada, a liberdade de ir e vir e as liberdades sociais e políticas, esse sempre foi o ideal do que se chama o Estado moderno e foi na criação desse sistema político-econômico, instaurado no período conhecido de idade moderna, é neste sistema epocal onde se afirma as idéias liberais ou burguesas que dão subsidio ideológico a sua firmação.
Será que se analisarmos calmamente, se esse Estado de fato cumpri, seu papel e se de alguma forma ela já cumpriu, ou vivemos aprisionados por essa gaiola de ferro, como afirmava o filosofo Max Webber, é notório que esse sistema estatal segue uma lógica altamente racionalizada, impessoal não preocupado com o individuo muito menos com o coletivo, mas a coletividade ou sociedade tem suas obrigações para com esse sistema como por exemplo os impostos, e as votações etc. A verdade é que damos muito mais a ele, do que ele a nós, no sentindo em que ele nos prometeu.
Será que de fato e de verdade temos tal liberdade prometida? É só olhar as informações da mídia, de pouca segurança, nos aprisionando cada vez mais em pânico gerido por essas patologias criadas por essa racionalização da técnica e da econômia concentrados nas mãos de poucas pessoas, fora a burocratização estatal nos apertando e mesmo forças coercitiva do estado oprimindo a sociedade.
Portanto, se na criação dele achávamos que estávamos saindo da barbárie como diria o filosofo Thomas Hobbes, a chegar num estagio ideal de liberdade, a verdade é uma sensação cada vez mais sufocada por uma lógica instrumental, dizendo como devemos agir falar e viver conforme suas leis. Será que algum dia alcançaremos esta tal sonhada liberdade ou sempre será um discurso cooptativo para fins privados e não coletivo?

Wilton Lins Junior
Membro da Congregação Presbiteriana Conservadora em Paulista
Graduado em História FUNESO
Cursando Pos graduação em Ciência Politica FUNESO
Cursando Filosofia INSAF

Nenhum comentário: