Seguidores

sábado, 14 de março de 2009

Sermão em 1 João 2. 18-26

Introdução: Certa vez li em um artigo sobre como pastores perderam a autoridade nas suas igrejas, de como muitos ajustaram liturgias, para que os jovens de papais ricos não saíssem da igreja, jovens que muitas vezes não têm nenhum compromisso com Cristo Jesus, mas como papai e mamãe não controlam mais, é melhor ta na igreja do que no mundo, só que para estar na igreja têm de ser do jeito deles, e assim o evangelho nesses lugares é refém.

Elucidação: A História nos conta que Cerinto foi um herege contemporâneo do apóstolo João. William Barclay, em seu Comentário da I, II,II cartas de João e Judas conta que João certo dia estava numa casa de banhos públicos quando entrou o herege Cerinto. Constrangido com sua presença, o Apóstolo do amor disse aos seus discípulos que o acompanhavam: “Vamos sair daqui o mais depressa possível, antes que este edifício desabe sobre nós, porque Cerinto o inimigo da fé acabou de entrar”.
O apostolo João escreveu a sua primeira epistola para combater em seus dias uma heresia que ficou conhecida na história da igreja cristã como docetismo. O que é o decetismo? Palavra que vem do grego doceiko, "aparência", dokeo, "parecer", consistia na opinião de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, realmente não se fez carne, senão que só pareceu fazê-lo; que não é verdadeiro homem, senão em aparência, negando assim a encarnação e, por conseguinte, a expiação e a ressurreição. Por Eusébio sabemos que Cerinto, herege docetista e gnóstico da Ásia Menor, foi em Éfeso um opositor do apóstolo João. Daí que João enfatiza reiteradamente as palavras carne e sangue escrevendo contra esta heresia, e declare que "e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. " (1 João 4:3). A origem desta heresia está em uma mescla da filosofia grega com as religiões orientais. Inácio de Antioquia faz menção desta heresia, anotando: "...ele sofreu verdadeiramente, assim como verdadeiramente ressuscitou a si mesmo, não segundo dizem alguns infiéis, que só sofreu em aparência. Eles sim que são a pura aparência! e, segundo como pensam, assim lhes sucederá, que se fiquem em figuras incorpóreas e fantasmais" (INÁCIO DE ANTIOQUIA, Carta aos Esmírnios, II,1, BAC,1985).Cerinto, com seus princípios gnósticos, ensinava que o mundo não havia sido criado pelo único e supremo Deus, senão por um demiurgo. Negava que a pessoa do Senhor Jesus fosse a vez divina e humana. Dizia que Jesus havia sido só um homem comum e corrente ao qual, no ato do batismo no Jordão, no momento em que desceu o Espírito Santo em forma de pomba, foi quando desceu o Cristo espiritual, o Logos ou Verbo divino; e com base nestas premissas o que seguia era negar a encarnação do Verbo e desvirtuar de passo Sua crucificação, afirmando que na crucificação somente havia sofrido Jesus, o humano, pois Cristo, como Deus, era impassível e não podia padecer. Também há correntes gnósticas que afirmam que o Verbo divino voltou ao homem Jesus na cruz, quando exclamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?". O apóstolo Paulo contradisse também a heresia de Cerinto na epístola aos Colossenses, como o apóstolo João, tanto em seu evangelho como na primeira epístola. As Escrituras dizem que "o Verbo foi feito carne", e isso significa que a preexistente Pessoa divina do Filho estava com o Pai desde antes da fundação do mundo, que é consubstancial com o Pai e de sua mesma essência, porque no princípio era o Verbo, e o Verbo era com Deus, e o Verbo era Deus, e aquele Verbo se fez carne. Na formação e desenvolvimento destes erros, teve muito haver a filosofia grega. De acordo com o pensamento helenista, sobre tudo pelos princípios do platonismo e neoplatonismo, havia uma rígida separação entre o espírito e a matéria. Contrastando com a tradição judaica, e em particular com os ensinamentos do Senhor Jesus, essas disciplinas filosóficas consideravam a matéria, incluindo a carne, como mal, e o puro espírito como bom, onde concluíam que o homem devia emancipar seu espírito da contaminação da carne, o que gerou conflitos com os ensinamentos da encarnação e a crucificação.

Tema: Os inimigos da Cruz de Cristo

1 Divisão: Quem eram? V 18-19
O nosso texto identifica estes inimigos da cruz de Cristo pelo nome de Anticristos, o texto também fala do anticristo. Seriam dois personagens independentes?
Numa tradução literal poderíamos ler assim: Menininhos, última hora é, e assim como ouviste que Anticristo vem, e agora anticristos muitos vieram a ser, do que conhecemos que última hora é. O curioso é que no texto original avnti,cristoj anticristo aparece sem o artigo definido, então a tradução literal seria “um anticristo”
Quem são estes inimigos da cruz que João identifica como anticristos?
O que é o anticristo? Irmãos não creio como muitos dizem ser uma pessoa única, gerado pelo próprio demônio como disse Hal Lindsey, Dave Hunt, e a advinha Jean Dixon que afirma que recebeu uma visão divina em 5 de fevereiro de 1962 sobre uma criança nascida em algum lugar do Oriente Médio antes da manhã de 5 fevereiro de 1962, que revolucionaria o mundo, ela disse que ele iria influenciar o mundo no começo de 1980 e que por volta de 1999 a religião ecumênica teria sido alcançada.
Irmãos o anticristo não é uma pessoa, “mas um sistema de opiniões, é uma disposição.” O anticristo é simplesmente qualquer sistema de crenças que dispute os ensinos fundamentais do cristianismo, são pessoas religiosas, por isto que o nosso texto diz: Eles saíram de nosso meio v. 19.
Por isso que João fala que ouviste que vem “anticristo”, não como uma pessoa definida, mas como um sistema de crença que se manifesta em pessoas.
No verso 18 João a usa a seguinte expressão: evsca,th w[ra falando a respeito do novo tempo que eles experimentavam , a ultima hora, este termo é conhecido em Paulo como plenitude dos tempos, e este período de tempo vai desde a vinda de Cristo até a sua volta, ou seja, estamos vivendo nos últimos dias, e uma características destes últimos dias era as heresias que desde o primeiro século assolava a igreja.
De onde estes anticristos vêm?
O verso 19 responde: eles saíram de nosso meio... Quantos hereges saíram do nosso meio? Quantos ainda estão conosco? Tentando minar a igreja de Cristo? Na época de João eles negavam que Cristo tinha vindo em carne, eram os docetas, hoje eles negam a suficiência das Escrituras, negam a obra expiatória de Cristo, negam a sua eficácia, negam a soberania de Deus, não adoram Deus como Ele quer ser adorado...
O Dr. Augustus Nicodemus comentando sobre a saída deles no verso 19 diz: “João, entretanto não os considera como cristãos. Ele vê a saída deles como providencial.” Deus permitir que o erro se levante para aqueles que são crentes de fato se manifeste contra o erro. Você têm se manifestado irmão?

2 Divisão: O que pregavam? V 22-23
Eles ensinavam que Cristo tinha só aparência de ser humano, e, sendo assim, a encarnação não aconteceu realmente e não houve um salvador divino que pudesse morrer pelos pecadores. Cristo só havia aparentado morrer. João é taxativo chama-os de mentiroso, João os chama de “O Anticristo” uma tradução literal do verso 22 ficaria assim: Quem é o mentiroso, se não o que nega que Jesus não é o Cristo? Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho
O pronome ou-to,j que é traduzido por este, é usado para se referir ao que está próximo. Quem era que estava próximo a João no nosso contexto que levou o nome de anticristo?
È importante percebe que o substantivo anticristo aqui neste verso, está com o artigo definido o` avnti,cristoj Quando o substantivo é nominativo com o artigo o sujeito é definido e certo, pois o nominativo identifica o sujeito, e este sujeito eram aqueles que negavam as duas naturezas no Senhor Jesus e isto é colocado na expressão do verso 22: Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?
O verso 23 fala da harmonia que há entre o Pai e o Filho, quem não reconhecesse a obra do Filho não podia ter o Pai, negar a encarnação era negar o plano da salvação, mas alguém poderá dizer: Será que hoje têm quem negue a encarnação? Mas certamente tem quem negue a eficácia da morte de Cristo, a segurança que o crente têm na Pessoa Bendita do Senhor Jesus

3 Divisão: Qual o conselho de João para os crentes? V 20-21; 24-26
Primeiro João fala que eles têm a unção que vem do Santo, no grego esta expressão é: cri/sma e;cete avpo. tou/ a`gi,ou unção tendes da parte do Santo, o verbo e;cete está no Presente do Indicativo Ativo, ou seja eles já têm, pois o Espírito mora neles.
O verso 22 João fala que eles sabiam o que era a verdade e eles também sabiam que a mentira não procede da verdade, aqui está um grande ensinamento: Se temos o espírito devemos pregar a verdade de Deus e combater a mentira e não se acovardar e viver com ela.
No verso 24 João dá uma ordem: Permaneça, o verbo em grego é mene,tw esta verbo esta no imperativo presente ativo, indicando uma ordem a ser obedecida “já”
O que deve permanecer? O que ouviste desde o principio
O que é que eles ouviram? A verdadeira doutrina, o alimento sólido, o evangelho da graça, da encarnação do Verbo, e esta permanência no verso é a prova de que eles estavam no Pai e no Filho
No verso 26 João apresenta o motivo de sua escrita, ele diz: Tau/ta e;graya “Estas (coisas) escrevi” quais coisas? As instruções que revelaram que eram os anticristos! E estes anticristos estavam levando ao erro muitos, o verbo planw,ntwn está no Particípio perfeito ativo, ou seja, enquanto levam a errar, eles corriam perigo, por isso João adverti. Aqui está um bom principio: Como pastores devemos adverti nossas ovelhas do erro, e para isto, precisamos estar preparados para combater o erro

Aplicações:
1- Nos nossos dias vários anticristos têm pregado mentira em nome de Deus, devemos usar o martelo da Palavra de Deus, para proteger as ovelhas
2- Não devemos vender o que nos foi dado, se você é vocacionado, não negocie o evangelho e a doutrina, não tenha atitudes políticas na sua igreja, seja fiel despenseiro, fiel a quem lhe chamou
3- Ame a Deus e seja fiel e leal a Ele

Conclusão: Lembram-se da introdução do sermão? Do artigo do pastor que negociou verdades? Será que esta vai ser a tua triste história? Os anticristos estão por ai, tentando minar a obra de Cristo, se passando por crentes, procurando enganar, as ovelhas do Senhor se alimentam da Palavra de Deus exposta fielmente não de modismos litúrgicos, invenções, shows e espetáculos, o evangelho é simples e poderoso, A verdade não precisa de muletas, pois ela não é aleijada, ela está de pé e vencerá. Soli Deo Gloria!

Jaziel C. Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora em Paulista (Região Metropolitana do Grande Recife)

3 comentários:

Rev.João Ricardo Ferreira de França disse...

Jaziel, você é o cara! Deus continue te abençoando, espero poder pregar o mais rápido em tua Igreja, um abraço a todos, favor divulga o nosso blog, gostei do teu sermão em 1 João. Des te bendiga!

Unknown disse...

Não encontrei um campo de acesso a Igreja, para comunicação.
Poderiam me informar, por favor.
Fraternalmente em Cristo Jesus, Senhor nosso
Ozires de Melo
pbozires50gmail.com


Unknown disse...

Gostaria de receber postagens
Agradeço a Deus pela oportunidade a min concedida de ler este artigo(sermão)