Seguidores

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Relação que há na Santíssima Trindade (Pericorese) e a Igreja

Qual é a relação que existe na Santíssima Trindade? Se não o amor.
A Idéia da pericorese vem de uma brincadeira de roda, João Damasceno, Pai da Igreja, foi quem percebeu numa brincadeira de roda de crianças, o melhor exemplo para o relacionamento que existe na Santíssima Trindade.
A brincadeira consistia em uma ficar no meio e as outras na roda, enquanto a roda rodava, uma ficava imóvel no meio, em certo momento a que estava no meio vinha para a roda e alguma da roda vinha para o meio.
João Damasceno viu nesta brincadeira, um bom exemplo para descrever a relação que há na Santíssima Trindade, enquanto Uma está em evidência as Outras estão ao redor, de sorte que a Obra feita por Uma Pessoa é da Santíssima Trindade por completo. Vemos isto, claramente nas doutrinas reveladas das Sagradas Escrituras, na criação, na redenção de todas as coisas...
Isto já nos diz muito a respeito de Deus, na Divindade não existe o egoísmo, não existe “o não reparti”. Cada Pessoa da Santíssima Trindade está em interação com a Outra. A Primeira é Pai, por causa de sua função, a Segunda é Filho por causa de sua função a Terceira comumente chamada de Espírito Santo é também chamada de Doador da Vida. Estas funções é o que em Teologia se chama Distinção Formal. É através da distinção formal que não confundimos as Pessoas. Ou seja, sabemos que a Primeira Pessoa é Pai e não filho e não Espírito Santo. O mesmo raciocínio serve para as demais Pessoas.
A Santíssima Trindade que não precisava criar nada para ser completa, pois as Pessoas já eram completas Umas nas Outras, mas resolveram criar a humanidade a sua imagem e semelhança, por um ato de amor e graça.
Deus entra em relação com este homem, este homem é chamado para viver o amor que existe na relação intra Trinitariana de Deus, mas o homem peca, e este pecado, que em si nada mais é, do que o uso equivocado da liberdade, que Deus deu ao homem, torna-o escravo e inimigo de Deus.
A Santíssima Trindade por amar ao homem, vem morar entre nós na Pessoa do Filho, vimos sua glória. Aqueles que Deus elegeu, Ele (Jesus) os atraiu a Si. E é por estes que morreu, e seu desejo é: A fim de que todos sejam um; e como és tu, o Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste João 17.21.
A comunidade dos santos, só existe por causa deste ato de amor, sendo assim, não faz sentido, aqueles que dizem que fazem parte desta comunidade, não refletir o amor intra Trinitário, esta comunidade é habitada pelo Espírito Santo, o Doador da Vida, esta comunidade mais que tudo tem que refletir o amor que há em Cristo. Quando Ele olhava para as almas que não tinha pastor sentia compaixão por elas. Entre os santos não deve existir egoísmo, a relação cristã não é mercantilista, a Igreja, como comunidade é chamada para testemunhar (Atos1. 8). Precisa compreender o seu ministério. Durante a História, a Igreja tem prestado um desserviço ao testemunho de seu Deus.
Uma destas formas mais vergonhosas, manifesta-se quando a igreja se coloca ao lado do opressor. Qual o caráter de Deus? Injusto, Opressor? Aquele que tem por prazer tomar dos pobres?
Não é isto que nos fala os profetas menores.
Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, oprimis os pobres, esmagais os necessitados... Amós 4.1
Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! AÀ luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos. Se cobiçam campos, os arrebatam; se casas as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança Miquéias 2. 1-2.
Estas palavras não foram dirigidas a ímpios, e sim ao Povo de Deus, a Igreja de Deus no Antigo Testamento. Será que a Igreja de hoje, eu e você estamos nos comportando de forma diferente? Quando a igreja não exerce seu papel profético em denunciar as injustiças, em não defender o pobre, a viúva o órfão. Quando ela se cala, será que ela está testemunhando o caráter de seu Deus? Claro que não! Antes, ela presta um grande desserviço ao Reino de Deus, esquecemos que nosso tesouro não é aqui e sim no Reino que está por vir, o Reino que já está dentro de nós.
A Igreja necessariamente deve tomar partido de quem precisa de defesa, este é seu testemunho para o mundo, testemunho dos aspectos do Reino de Deus, o Reino de Deus não é opressor, sendo assim, a Igreja não deve estar ao lado de quem promove opressão. A Igreja precisa combater também os que destroem o jardim de Deus “sua criação”. A criação geme por causa do pecado, e como povo de Deus, já regenerados, devemos nos portar contrários á destruição do jardim de Deus, pois este Jardim será a nossa futura morada.
Para melhor servimos ao nosso Deus, precisamos compreender a relação pericoretica de amor que existe entre as Pessoas, e vivenciar este amor para com os irmãos e com o jardim de Deus. Testemunhando e denunciando que o pecado e todas as mazelas decorrentes dele, são contrários a Deus e ao seu amor. Toda forma de pecado institucionalizado deve ser combatida pela Igreja, toda política que gera opressão, exclusão, crueldade, exploração, precisa ser denunciada.
Jaziel C. Cunha

4 comentários:

Wagnão disse...

Caro amigo e meu irmão.
O assunto (Pericorese)muito propagado entre os cristãos da Capadócia, e esquecido nos dias de hoje. A maioria das "igrejas" evangélicas são sabelianas não entenderam a comunhão que há entre os três divinos. Têm uma ideia distorcida de Deus, gerando um unicismo eclesiástico e vivendo na superficialidade. A Igreja comtemporânea esqueceu de ser SAL e LUZ.
Não temos que apenas aprender teologicamente sobre a Trindade, mas temos que vivê-la. Bela matéria.
Sola Gratia!

Seguros em Geral disse...

Muito forte

Seguros em Geral disse...

Muito forte

Unknown disse...

Como ptecisamos desta comunhão.