Seguidores

domingo, 15 de agosto de 2010

Sobre Evangelização...

Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10.14

É fato que Deus fala através dos seus dois livros. A Criação e as Escrituras. Entretanto, só um mostra o caminho da salvação. As Escrituras. Pois falam a respeito de Jesus o Cristo.
Um conhecimento verdadeiro deveria produzir atitudes coerentes. Todavia, infelizmente não é isto que sempre se verifica. Por exemplo: a doutrina da eleição deveria produzir crentes com fervor evangelístico. Mas, infelizmente o que vemos hoje em dia é um tipo de confessionalidade estéril.
O entendimento sobre a evangelização precisa ser coerente com os ditames bíblicos. As Escrituras não autorizam um trabalho pela metade. Hoje em dia existem várias agências missionárias que fazem o Kerigma (proclamação), entretanto se esquecem da catequização. Julgam que isto deve ser feito pelas igrejas locais. Pergunto: E quando estas igrejas locais não refletem o cristianismo? Quando ultrapassam a doutrina de Cristo? 2 João 9.
Será que novos convertidos deveriam ser entregues a lugares como estes? Talvez alguém diga: Como saber se tal lugar ultrapassou a doutrina de Cristo? Respondo: Será que as Escrituras ocupam o centro gravitacional destas igrejas? Ou será que o centro são os usos e costumes e as doutrinas megalomaníacas de lideres extravagantes?
Quando a Igreja de Antioquia enviou aqueles homens (At 13) será que eles se aventuraram numa viagem paraeclesiástica? Será que eles se preocuparam em passar a fé comum dos santos?
Quando começou a ter alguns problemas no meio das igrejas gentílicas a quem foram recorrer? (At 15) Os professos eram valiosos, Cristo morreu por eles.
A obra missionária precisa girar em torno de quatro elementos que julgo imprescindível: Kerigma, Catequese, Liturgia e Eucaristia.
O Kerigma, pois é o anúncio do evangelho é o chamado externo onde os homens são chamados ao arrependimento.
A Catequese, que é a instrução para todos que foram regenerados, que tiveram o chamado interno feito pelo Espírito Santo, o qual os tirou das trevas para a luz.
A Liturgia, os santos de Deus aprendem que vida cristã é serviço a Deus. Os santos trabalham para Deus em agradecimento a tudo que Ele fez por eles.
Eucaristia, as vidas dos santos devem refletir uma contínua ação de graças. A Eucaristia é a refeição de graça. A refeição onde os santos se alimentam de Cristo espiritualmente e são alimentados por todas as graças decorrentes daquilo que o Senhor fez pelo seu povo
O Senhor chama os seus das trevas para a luz. O lugar onde os santos são edificados, recebem os sacramentos e estão sujeitos à disciplina é a Igreja de Cristo.
As Igrejas que são legitimas herdeiras da reforma que professam a bendita religião reformada tem o dever de cumprir seu papel: levar o evangelho, catequizar, levar o povo a fazer liturgia e ensinar os santos de Deus a terem uma vida eucarística.
Quem pode anunciar o evangelho do Senhor Jesus? A quem foi incumbida esta missão? Se não a verdadeira Igreja de Cristo. Aquela que não ultrapassa a doutrina de Cristo. A Igreja tem o Espírito e Ele é o Deus vivente que é o Parakleto. Aquele que testifica que o que Jesus diz é a verdade. Desta forma, quando uma comunidade dizendo-se igreja não prega o que Jesus pregou como pode ser considerada Igreja? Onde está o guiar do Espírito a toda a verdade nesta comunidade? Onde está o testemunho do Espírito?
Sendo Igreja de Cristo devemos: pregar, catequizar, ensinar o povo que a vida que eles têm é litúrgica e eucarística.
Que o Senhor desperte seu povo para a obra missionária
Rev. Jaziel C. Cunha
Congregação Presbiteriana Conservadora em Paulista