Seguidores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Preconceito contra Nordestinos, Qual a razão?

Preconceito contra nordestino existe e todo mundo sabe disto. Com as vitimas das cheias nos estados de Alagoas e Pernambuco, além da ajuda humana surgiram também o ódio contra quem nasceu aqui.
O que mais me intriga nesta história toda é que o preconceito é baseado pelo simples fato do cara ter nascido numa localidade geográfica chamada Nordeste.
O que é interessante nisto é que a colonização se deu do litoral ao continente. A colonização começou pelo Nordeste, posteriormente se estende para o interior do país através dos bandeirantes e missões católicas. Então de certa forma, os ancestrais da maioria do povo brasileiro um dia passaram por aqui.
O que é interessante é que muito dos xenófobos tem ancestrais nordestinos. Se o medo é do que vem de fora, por que não temem japoneses, italianos etc.? Por que perseguem nordestinos? Qual é o verdadeiro motivo? O que é que se esconde por trás de todo xenofobia contra os nordestinos?
Este sentimento xenofóbico está presente nas pessoas que fazem a seguinte leitura: Pelo fato de vires lá de cima (nordeste) então, és um perigo para mim, podes tomar meu emprego... E por ai vai. Mas, será que isto é fato? Quantos pedreiros não ajudaram a construir os grandes prédios das grandes cidades do sudeste do país? Prédios que hoje abrigam muitos xenófobos. Quantos foram beneficiados pelos trabalhos de nordestinos decentes que foram ai para trabalhar e enriquecer a cidade com sua mão de obra, muitas vezes mal remuneradas? Zé Ramalho que o diga na sua música: Cidadão. A vaga em qualquer posto de trabalho é determinada pela competência.
A xenofobia é tão forte que muitos quando saem daqui e depois de algum tempo voltam, perdem por completo suas características. Isto se deve ao fato de serem tão envergonhados que sentem vergonha de serem identificados como nordestinos.
Esta atitude preconceituosa dos xenófobos demonstra ignorância cultural e intelectual. Quantos não passam seu tempo escutando: Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Lenine e por ai vai?
Quantos não foram instruídos nas suas faculdades no sul e sudeste do país através das obras de Ariano Suassuna, Raquel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto? Quantos não estudam a obra de Gilberto Freire? Só pra citar alguns. Por que perseguir os nordestinos? Se ser nordestino é ser burro e inferior, não seria uma contradição escutar cantores nordestinos e estudar obas de nordestinos?
Pense nisto: Você não é melhor do que qualquer um de nós por ter nascido no sul ou sudeste. O que nasce lá ou aqui é tão igual como qualquer outro. Não é a região que faz o homem “burro” e sim a falta de oportunidade, que pode ocorrer tanto aqui como ai.

Rev. Jaziel C. Cunha