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sábado, 14 de março de 2009

Tiago 1. 19-27

Introdução: O ILUSTRE VISITANTE
Ruth, olhou em sua caixa de correio, mas só havia uma carta. Pegou-a e a olhou antes de abri-la. Mas logo parou, para observar com mais atenção. Não havia selo nem marcas do correio, somente seu nome e endereço. Ela decidiu ler a carta: "Querida Ruth. Estarei próximo de sua casa, no sábado à tarde, e passarei para visitá-la. Com amor, Jesus."As mãos da mulher tremiam quando colocou a carta sobre a mesa. "Por que Jesus iria querer visitar-me? Não sou ninguém especial, não tenho nada para oferecer-lhe..." - pensou. Preocupada, Ruth recordou o vazio reinante nas estantes de sua cozinha. "Ai, não!, não tenho nada para oferecer-lhe. Terei que ir ao mercado e comprar alguma coisa para o jantar." Ruth abriu a carteira e colocou o conteúdo sobre a mesa. Era muito pouco, suficiente apenas para comprar pão e alguma outra coisa. Ruth colocou um abrigo e se apressou em sair. Um pão francês, um pouco de peru e uma caixa de leite. Sobram-lhe apenas alguns trocados, que deveriam durar até a segunda-feira, quando receberia sua pensão novamente. Mesmo assim, sentiu-se bem e saiu a caminho de casa, com sua humilde compra debaixo de um dos braços.- Olá, senhora, pode nos ajudar? Ruth estava tão distraída pensando no jantar, que não viu as duas pessoas que estavam de pé no corredor. Um homem e uma mulher, os dois vestidos com pouco mais que farrapos. - Olhe, senhora, não tenho emprego. Minha mulher e eu temos vivido ali fora na rua. Está fazendo frio e estamos sentindo fome. Se a senhora pudesse nos ajudar, ficaríamos muito agradecidos.Ruth olhou para eles com mais cuidado. Estavam sujos e tinham mal cheiro e, francamente, ela estava segura de que eles poderiam conseguir algum emprego se quisessem. - Senhor, eu queria ajudar, mas eu mesma sou uma mulher pobre. Tudo que tenho são umas fatias de pão, mas receberei um hóspede importante esta noite e planejava servir-lhe isso. - Sim, senhora, entendo, de qualquer maneira, obrigado - respondeu o homem. O pobre homem colocou o braço em volta dos ombros da mulher, e os dois se dirigiram para a saída. Ao vê-los saindo, Ruth sentiu um forte pulsar em seu coração. - Espere! O casal parou e voltou à medida que Ruth corria para eles e os alcançava na rua:- Fiquem com isso tudo - disse ela.- Mas, e o seu convidado, senhora?- Eu dou um jeito. Não se preocupem.Quando a mulher estendeu as mãos para pegar o lanche, Ruth percebeu que a mulher tremia de frio. - Sabe, tenho outro casaco em minha casa, tome este - ofereceu Ruth. Ela desabotou o próprio casaco e o colocou sobre os ombros da mulher. - Obrigado, senhora, muito obrigado - despediu-se, agradecido, o casal.
Sorrindo, voltou a caminho de casa, sem seu casaco e sem nada para servir para Jesus.Ruth estava tremendo de frio quando chegou à porta de sua casa. Procurou a chave rapidamente na bolsa, enquanto notava outra carta na caixa de correio. "Que esquisito, o carteiro nunca vem duas vezes em um dia" - pensou ela. Apanhou a carta e a abriu: "Querida Ruth. Foi bom vê-la novamente. Obrigado pelo delicioso lanche e pelo casaco. Com amor, Jesus."

Elucidação: O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor, e não há motivos para questionamentos. Evidentemente, o escritor era bastante conhecido, e Tiago, o irmão de Jesus, logo se tornou líder da igreja em Jerusalém (At 12.17; 15.13-21; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12). A linguagem da carta é semelhante à da fala de Jesus em At 15. Aparentemente, Tiago era um descrente durante o ministério de Jesus (Jo 7.3-5). Uma aparição de Cristo a ele após sua ressurreição (1Co 15.7) provavelmente o tenha levado a essa conversão; pois ele é enumerado com os crentes de At 1.14. O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi apedrejado até a morte por volta de 62 dC; então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data. O conteúdo do livro sugere que pode ter sido escrita um pouco antes do concílio da Igreja relatado em At 15, que se reunião por volta de 49 dC. Não podemos se dogmáticos, e só se pode concluir que a carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 e 62 dC. Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versos, são dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a atenção para suas declarações usando termos de natureza imperativa. Esse “servo de Deus” (v.1) escreve como alguém supervisionando outros escravos. O resultado é uma declaração da ética cristã, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT.

Tema: Como deve ser a vida de um cristão?

1 Divisão: O Cristão controla seus sentimentos- versos(19-21)
No verso 19 Tiago fale de algumas atitudes que o cristão tem que ter: Deve ser pronto para ouvir; Tardio para falar; tardio para irar-se, o que chama a atenção aqui é o contraste entre “pronto” que no grego é tacu.j e se traduz por rápido, pra que? Para ouvir, da mesma sorte o “tardio” que no grego é bradu.j que se traduz por lento.pra que? Pra falar, pra irar. Qual o motivo que o irmão do Senhor levanta para esta afirmação? Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus, o verbo no grego para “opera” é evrga,zetai e este verbo está no indicativo presente passivo, isto que dizer que a ira do homem, justiça de Deus não opera, esta justiça aqui se refere ao padrão que Deus quer que existe entre as criaturas: de vida, atos e pensamentos.
Portanto despojai-vos, o verbo aqui é avpoqe,menoi este verbo está no particípio com sentido de imperativo, aoristo, médio, nominativo, ou seja, é uma ordem, que deve ser feita de modo completo, e que você é que deve fazer, a idéia no original é a mesma de tirar a roupa, mas devo despojar-me de que? Devo tirar que roupa?
a- A da Impureza
b- A do Acumulo de maldade
Depois de tirada esta roupa o que devo fazer?
O nosso texto no verso 21 diz: acolhei, a palavra no grego é de,xasqe a idéia é de receber e este verbo está no imperativo aoristo médio, e isto quer dizer que Tiago está ordenando receber a palavra em vós implantada, que palavra? A Palavra que orienta o cristão a controla seus sentimentos, a ter vida correta, esta palavra que é poderosa para salvar nossas almas

2 Divisão: O Cristão pratica o que crer - versos (22-25)
O verso 22 começa com um verbo imperativo presente médio, Gi,nesqe a idéia é: vinde a ser, tornai-vos. O que? Praticantes da Palavra, a palavra para praticantes é poihtai. Que significa fazedores, observadores, de que? Da Palavra. A ordem é que pratique a Palavra, tenha ela por conduta, que ela seja o meio de vida, e isto é importante irmão, pois o que tem de crente que rege sua vida por modismo, conselhos de vizinhos, amigos de trabalho, pessoas que muitas vezes são ímpias, que não amam a Palavra de Deus. A ordem é que não se devem ser somente ouvintes, pois quem é somente ouvinte engana-se a si mesmo,
Tiago trará uma ilustração, o homem que não pratica a palavra é semelhante a alguém que se olha no espelho, e quando sai da rente do mesmo, logo se esquece como é sua face.
Mas aquele que pratica, vive, faz, persevera, não sendo um ouvinte negligente, mas ao contrário, operoso praticante, a idéia no grego é fazedor de obras ( poihth.j e;rgou ) este é ditoso, bem aventurado no que realizar, isto lembra bastante o salmo 1

3 Divisão: Exemplos práticos desta vida – verso 26-27
O nosso verso começa falando de exemplos, e o exemplo que Tiago cita é o de controle da língua, da maledicência, do falar mal do próximo, do julgar os outros sem ter todas as informações, o catecismo de Westmister diz nas suas perguntas
143-Qual é o nono mandamento?
O nono mandamento é: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” 144. Quais são os deveres exigidos no nono mandamento? Os deveres exigidos no nono mandamento são: conservar e promover a verdade entre os homens e a boa reputação de nosso próximo, assim como a nossa; evidenciar e manter a verdade, e de coração, sincera, livre, clara e plenamente falar a verdade, somente a verdade, em questões de julgamento e justiça e em todas as mais coisas, quaisquer que sejam; considerar caridosamente os nossos semelhantes; amar, desejar e ter regozijo pela sua boa reputação; entristecer-nos pelas suas fraquezas e encobri-las, e mostrar franco reconhecimento dos seus dons e graças; defender sua inocência; receber prontamente boas informações a seu respeito e rejeitar as que são maldizentes, lisonjeadoras e caluniadoras; prezar e cuidar de nossa boa reputação e defendê-la quando for necessário; cumprir as promessas lícitas; empenhar e praticar tudo o que é verdadeiro, honesto, amável e de boa fama. 145. Quais são os pecados proibidos no nono mandamento? Os pecados proibidos no nono mandamento são: tudo quanto prejudica a verdade e a boa reputação de nosso próximo, bem assim a nossa, especialmente em julgamento público, o testemunho falso, subornar testemunhas falsas, aparecer e pleitear cientemente a favor de uma causa má; resistir e calcar à força a verdade, dar sentença injusta, chamar o mau, bom e o bom, mau; recompensar os maus segundo a obra dos justos e os justos segundo a obra dos maus; falsificar firmas, suprimir a verdade e silenciar indevidamente em uma causa justa; manter-nos tranqüilos quando a iniqüidade reclama a repreensão de nossa parte, ou denunciar outrem, falar a verdade inoportunamente, ou com malícia, para um fim errôneo; pervertê-la em sentido falso, ou proferi-la duvidosa e equivocadamente, para prejuízo da verdade ou da justiça; falar inverdades, mentir, caluniar, maldizer, depreciar, tagarelar, cochichar, escarnecer, vilipendiar, censurar temerária e asperamente ou com parcialidade, interpretar de maneira má as intenções, palavras e atos de outrem; adular e vangloriar; elogiar ou depreciar demasiadamente a nós mesmos ou a outros, em pensamento ou palavra; negar os dons e as graças de Deus; agravar as faltas menores; encobrir, desculpar e atenuar os pecados quando chamados a uma confissão franca; descobrir desnecessariamente as fraquezas de outrem e levantar boatos falsos; receber e acreditar em rumores maus e tapar os ouvidos a uma defesa justa; suspeitar mal; invejar ou sentir tristeza pelo crédito merecido de alguém; esforçar-se ou desejar o prejuízo de alguém; regozijar-se na desgraça ou na infâmia de alguém; a inveja ou tristeza pelo crédito merecido de outros; prejudicar; o desprezo escarnecedor; a admiração excessiva de outrem; a quebra de promessas legítimas; a negligência daquelas coisas que são de boa fama; praticar ou não evitar aquelas coisas que trazem má fama, ou não impedir, em outras pessoas, tais coisas, até onde pudermos.
No verso 27 Tiago da outro exemplo de vida cristã o da misericórdia, Deus é um Deus que se compadece com o sofrimento, Jesus se compadecia com o sofrimento do povo, Tiago chega a dizer que a verdadeira religião é: Visitar os órfãos, as viúvas nas suas tribulações, palavra no grego para visitar é: evpiske,ptesqai este verbo está no infinitivo presente médio, a idéia de continuidade, a assistência cristã não deve ser de vez em quando, o cristão que não senti piedade, dó por quem sofre, não entendeu o coração do evangelho, o crente precisa ter graça por quem precisa, viúvas e órfãos são pessoas que precisam de ajuda e apoio, e além desta questão pratica dos exemplos, Tiago fala também de guardar e não se contaminar com o mundo.

Aplicação:
1- O que podemos aprender de tudo isto?
1.1- Como crentes devemos ter controle sobre nossos sentimentos, um dos frutos do espírito é o domínio próprio, muita gente diz que não consegue domar a raiva, você já observou que quando é conveniente a pessoa controla, quando visita que chega, quando se atende ao telefone que estava se esperando, as pessoas mudam, sua raiva é controlada, é dever do cristão controlar seus sentimentos
2- O Cristão pratica o que crer e não pratica não tem valor nenhum, o valor da crença está nos frutos que ela me dá, do que adianta eu ter uma plantação se não posso comer do fruto que ela me dar, do que adianta eu ter conhecimento se minha vida é continua na mesma
3- Estou sendo piedoso, estou sendo instrumento de opressão para meu irmão, por causa do meu egoísmo estou fazendo alguém sofrer, estou lembrando-me de quem precisa de ajuda? Quantas vezes ajudei quem me pediu alguma coisa? Será que tenho por habito visitar viúvas e órfãos? Pense irmão, esta é a religião pura e sem macula, para com o nosso Deus e Pai.

Conclusão: Estão lembrados da introdução? De Ruth? Quantas e quantas vezes não temos a oportunidade de fazermos o bem e não fazemos se esquecemos que o principio da estória é real,
Então os justos lhe perguntarão:Senhor, quando te vimos com fome,e te demos de comer?Ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro,e te acolhemos? Ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo,ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei:Em verdade vos digo que,sempre que o fizestes a umdestes meus irmãos,mesmo dos mais pequeninos,a mim o fizestes.Mateus 25.37-40

Jaziel C. Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora em Paulista (Grande Recife)

Sermão em 1 João 2. 18-26

Introdução: Certa vez li em um artigo sobre como pastores perderam a autoridade nas suas igrejas, de como muitos ajustaram liturgias, para que os jovens de papais ricos não saíssem da igreja, jovens que muitas vezes não têm nenhum compromisso com Cristo Jesus, mas como papai e mamãe não controlam mais, é melhor ta na igreja do que no mundo, só que para estar na igreja têm de ser do jeito deles, e assim o evangelho nesses lugares é refém.

Elucidação: A História nos conta que Cerinto foi um herege contemporâneo do apóstolo João. William Barclay, em seu Comentário da I, II,II cartas de João e Judas conta que João certo dia estava numa casa de banhos públicos quando entrou o herege Cerinto. Constrangido com sua presença, o Apóstolo do amor disse aos seus discípulos que o acompanhavam: “Vamos sair daqui o mais depressa possível, antes que este edifício desabe sobre nós, porque Cerinto o inimigo da fé acabou de entrar”.
O apostolo João escreveu a sua primeira epistola para combater em seus dias uma heresia que ficou conhecida na história da igreja cristã como docetismo. O que é o decetismo? Palavra que vem do grego doceiko, "aparência", dokeo, "parecer", consistia na opinião de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, realmente não se fez carne, senão que só pareceu fazê-lo; que não é verdadeiro homem, senão em aparência, negando assim a encarnação e, por conseguinte, a expiação e a ressurreição. Por Eusébio sabemos que Cerinto, herege docetista e gnóstico da Ásia Menor, foi em Éfeso um opositor do apóstolo João. Daí que João enfatiza reiteradamente as palavras carne e sangue escrevendo contra esta heresia, e declare que "e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. " (1 João 4:3). A origem desta heresia está em uma mescla da filosofia grega com as religiões orientais. Inácio de Antioquia faz menção desta heresia, anotando: "...ele sofreu verdadeiramente, assim como verdadeiramente ressuscitou a si mesmo, não segundo dizem alguns infiéis, que só sofreu em aparência. Eles sim que são a pura aparência! e, segundo como pensam, assim lhes sucederá, que se fiquem em figuras incorpóreas e fantasmais" (INÁCIO DE ANTIOQUIA, Carta aos Esmírnios, II,1, BAC,1985).Cerinto, com seus princípios gnósticos, ensinava que o mundo não havia sido criado pelo único e supremo Deus, senão por um demiurgo. Negava que a pessoa do Senhor Jesus fosse a vez divina e humana. Dizia que Jesus havia sido só um homem comum e corrente ao qual, no ato do batismo no Jordão, no momento em que desceu o Espírito Santo em forma de pomba, foi quando desceu o Cristo espiritual, o Logos ou Verbo divino; e com base nestas premissas o que seguia era negar a encarnação do Verbo e desvirtuar de passo Sua crucificação, afirmando que na crucificação somente havia sofrido Jesus, o humano, pois Cristo, como Deus, era impassível e não podia padecer. Também há correntes gnósticas que afirmam que o Verbo divino voltou ao homem Jesus na cruz, quando exclamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?". O apóstolo Paulo contradisse também a heresia de Cerinto na epístola aos Colossenses, como o apóstolo João, tanto em seu evangelho como na primeira epístola. As Escrituras dizem que "o Verbo foi feito carne", e isso significa que a preexistente Pessoa divina do Filho estava com o Pai desde antes da fundação do mundo, que é consubstancial com o Pai e de sua mesma essência, porque no princípio era o Verbo, e o Verbo era com Deus, e o Verbo era Deus, e aquele Verbo se fez carne. Na formação e desenvolvimento destes erros, teve muito haver a filosofia grega. De acordo com o pensamento helenista, sobre tudo pelos princípios do platonismo e neoplatonismo, havia uma rígida separação entre o espírito e a matéria. Contrastando com a tradição judaica, e em particular com os ensinamentos do Senhor Jesus, essas disciplinas filosóficas consideravam a matéria, incluindo a carne, como mal, e o puro espírito como bom, onde concluíam que o homem devia emancipar seu espírito da contaminação da carne, o que gerou conflitos com os ensinamentos da encarnação e a crucificação.

Tema: Os inimigos da Cruz de Cristo

1 Divisão: Quem eram? V 18-19
O nosso texto identifica estes inimigos da cruz de Cristo pelo nome de Anticristos, o texto também fala do anticristo. Seriam dois personagens independentes?
Numa tradução literal poderíamos ler assim: Menininhos, última hora é, e assim como ouviste que Anticristo vem, e agora anticristos muitos vieram a ser, do que conhecemos que última hora é. O curioso é que no texto original avnti,cristoj anticristo aparece sem o artigo definido, então a tradução literal seria “um anticristo”
Quem são estes inimigos da cruz que João identifica como anticristos?
O que é o anticristo? Irmãos não creio como muitos dizem ser uma pessoa única, gerado pelo próprio demônio como disse Hal Lindsey, Dave Hunt, e a advinha Jean Dixon que afirma que recebeu uma visão divina em 5 de fevereiro de 1962 sobre uma criança nascida em algum lugar do Oriente Médio antes da manhã de 5 fevereiro de 1962, que revolucionaria o mundo, ela disse que ele iria influenciar o mundo no começo de 1980 e que por volta de 1999 a religião ecumênica teria sido alcançada.
Irmãos o anticristo não é uma pessoa, “mas um sistema de opiniões, é uma disposição.” O anticristo é simplesmente qualquer sistema de crenças que dispute os ensinos fundamentais do cristianismo, são pessoas religiosas, por isto que o nosso texto diz: Eles saíram de nosso meio v. 19.
Por isso que João fala que ouviste que vem “anticristo”, não como uma pessoa definida, mas como um sistema de crença que se manifesta em pessoas.
No verso 18 João a usa a seguinte expressão: evsca,th w[ra falando a respeito do novo tempo que eles experimentavam , a ultima hora, este termo é conhecido em Paulo como plenitude dos tempos, e este período de tempo vai desde a vinda de Cristo até a sua volta, ou seja, estamos vivendo nos últimos dias, e uma características destes últimos dias era as heresias que desde o primeiro século assolava a igreja.
De onde estes anticristos vêm?
O verso 19 responde: eles saíram de nosso meio... Quantos hereges saíram do nosso meio? Quantos ainda estão conosco? Tentando minar a igreja de Cristo? Na época de João eles negavam que Cristo tinha vindo em carne, eram os docetas, hoje eles negam a suficiência das Escrituras, negam a obra expiatória de Cristo, negam a sua eficácia, negam a soberania de Deus, não adoram Deus como Ele quer ser adorado...
O Dr. Augustus Nicodemus comentando sobre a saída deles no verso 19 diz: “João, entretanto não os considera como cristãos. Ele vê a saída deles como providencial.” Deus permitir que o erro se levante para aqueles que são crentes de fato se manifeste contra o erro. Você têm se manifestado irmão?

2 Divisão: O que pregavam? V 22-23
Eles ensinavam que Cristo tinha só aparência de ser humano, e, sendo assim, a encarnação não aconteceu realmente e não houve um salvador divino que pudesse morrer pelos pecadores. Cristo só havia aparentado morrer. João é taxativo chama-os de mentiroso, João os chama de “O Anticristo” uma tradução literal do verso 22 ficaria assim: Quem é o mentiroso, se não o que nega que Jesus não é o Cristo? Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho
O pronome ou-to,j que é traduzido por este, é usado para se referir ao que está próximo. Quem era que estava próximo a João no nosso contexto que levou o nome de anticristo?
È importante percebe que o substantivo anticristo aqui neste verso, está com o artigo definido o` avnti,cristoj Quando o substantivo é nominativo com o artigo o sujeito é definido e certo, pois o nominativo identifica o sujeito, e este sujeito eram aqueles que negavam as duas naturezas no Senhor Jesus e isto é colocado na expressão do verso 22: Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?
O verso 23 fala da harmonia que há entre o Pai e o Filho, quem não reconhecesse a obra do Filho não podia ter o Pai, negar a encarnação era negar o plano da salvação, mas alguém poderá dizer: Será que hoje têm quem negue a encarnação? Mas certamente tem quem negue a eficácia da morte de Cristo, a segurança que o crente têm na Pessoa Bendita do Senhor Jesus

3 Divisão: Qual o conselho de João para os crentes? V 20-21; 24-26
Primeiro João fala que eles têm a unção que vem do Santo, no grego esta expressão é: cri/sma e;cete avpo. tou/ a`gi,ou unção tendes da parte do Santo, o verbo e;cete está no Presente do Indicativo Ativo, ou seja eles já têm, pois o Espírito mora neles.
O verso 22 João fala que eles sabiam o que era a verdade e eles também sabiam que a mentira não procede da verdade, aqui está um grande ensinamento: Se temos o espírito devemos pregar a verdade de Deus e combater a mentira e não se acovardar e viver com ela.
No verso 24 João dá uma ordem: Permaneça, o verbo em grego é mene,tw esta verbo esta no imperativo presente ativo, indicando uma ordem a ser obedecida “já”
O que deve permanecer? O que ouviste desde o principio
O que é que eles ouviram? A verdadeira doutrina, o alimento sólido, o evangelho da graça, da encarnação do Verbo, e esta permanência no verso é a prova de que eles estavam no Pai e no Filho
No verso 26 João apresenta o motivo de sua escrita, ele diz: Tau/ta e;graya “Estas (coisas) escrevi” quais coisas? As instruções que revelaram que eram os anticristos! E estes anticristos estavam levando ao erro muitos, o verbo planw,ntwn está no Particípio perfeito ativo, ou seja, enquanto levam a errar, eles corriam perigo, por isso João adverti. Aqui está um bom principio: Como pastores devemos adverti nossas ovelhas do erro, e para isto, precisamos estar preparados para combater o erro

Aplicações:
1- Nos nossos dias vários anticristos têm pregado mentira em nome de Deus, devemos usar o martelo da Palavra de Deus, para proteger as ovelhas
2- Não devemos vender o que nos foi dado, se você é vocacionado, não negocie o evangelho e a doutrina, não tenha atitudes políticas na sua igreja, seja fiel despenseiro, fiel a quem lhe chamou
3- Ame a Deus e seja fiel e leal a Ele

Conclusão: Lembram-se da introdução do sermão? Do artigo do pastor que negociou verdades? Será que esta vai ser a tua triste história? Os anticristos estão por ai, tentando minar a obra de Cristo, se passando por crentes, procurando enganar, as ovelhas do Senhor se alimentam da Palavra de Deus exposta fielmente não de modismos litúrgicos, invenções, shows e espetáculos, o evangelho é simples e poderoso, A verdade não precisa de muletas, pois ela não é aleijada, ela está de pé e vencerá. Soli Deo Gloria!

Jaziel C. Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora em Paulista (Região Metropolitana do Grande Recife)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sermão em Malaquias 2. 1-9

Introdução: Houve um homem, cujo nome era Sam Houston, general e estadista texano, que ficou conhecido por defender, em sua gestão, causas impopulares, mesmo que para isso tivesse de sofrer retaliações. Em uma época em que não era de interesse popular defender os índios americanos, ele foi a Washington como membro de uma delegação dos cherokees para se queixar ao governo da corrupção dos agentes indigenistas. Em outro tempo, opôs-se à escravatura num período em que era politicamente incorreto fazê-lo. Em 18 de março de 1861, foi deposto como governador de Estado porque, novamente, foi contra a separação do Estado e recusou-se a jurar lealdade à Confederação. Duas semanas mais tarde, no discurso a uma multidão que queria vê-lo morto, Houston declarou: - Sempre tive como regra invariável na minha vida não formar nenhuma opinião ou dar veredicto sobre qualquer grande questão pública antes de ouvir e considerar cuidadosa e imparcialmente todas as evidências [...] e, uma vez tendo assumido minha posição, nenhum temor da condenação popular me poderá induzir a modificá-la. - Nunca permiti que o clamor, a paixão, o preconceito e a egoísta ambição popular me induzissem a mudar uma opinião e um veredicto que minha consciência e razão tenham formado e considerado justos.Elucidação: O texto bíblico implica em que o escritor da profecia é uma pessoa pela mão de quem Yahweh fala. É certo, portanto admitir que essa pessoa fosse conhecida pelo nome de Malaquias. É um fato bem conhecido que desde o tempo dos mais antigos, dos Pais da Igreja, tem-se discutido se Malaquias é um nome pessoal, um título, ou uma referencia à obra que o profeta fez na qualidade de mensageiro de Yahweh. Cremos que o nome Malaquias é um nome próprio, pelas seguintes razões:
Apesar de seu nome ser fora do comum, tem sido negado como autor pessoal desse livro por alguns estudiosos que vêem a palavra como apenas um título ou designação. No entanto, isso não é provável pelo fato de não haver outro livro anônimo no Antigo Testamento
A opinião de que “Malaquias”, em 1.1, seja um título descritivo, ao invés de um nome pessoal, é altamente improvável. Embora não tenhamos mais informações no restante do AT a respeito do profeta, sua personalidade fica bem patente neste livro. Era um judeu devoto da Judá pós-exílica e contemporâneo de Neemias. Era, provavelmente, um profeta sacerdotal. Suas firmes convicções a favor da fidelidade ao concerto (2.4,5,8,10), e contra a adoração hipócrita e mecânica (1.7-2.9), a idolatria (2.10-12), o divórcio que era praticado (2.13-16) e o roubo de dízimos e ofertas (3.8-10), revelam um homem de rigorosa integridade e de intensa devoção a Deus
O tema unificador do livro é o amor de Deus para com seu povo eleito
Sem duvida, ele profetizou em diferentes tempos durante sua carreira. É muito provável que as seis seções (oráculos) distintas ( 1.1-5; 1.6 -2.9; 2.10-16; 2.17-3.6; 3.7-12; 3.13-4.6) constituem ocasiões separadas de sua obra profética. Entretanto essas mensagens distintas formam uma unidade.
O nosso sermão será extraído da segunda seção do livro ou segundo oráculo, que começa no verso 6 do primeiro capitulo e vai até o verso 9 do segundo capitulo.
E terá como tema

Tema: O que Deus requer do Sacerdote

1 Divisão: Fidelidade (versos 1-3)
O Senhor dá um mandamento especifico para os sacerdotes, este mandamento é explicito no verso 2
Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração
Porque o Senhor tem esta queixa contra os sacerdotes?
A resposta está nos versos 6-14
Desprezo pelo Senhor e pelo seu culto
Este desprezo era caracterizado por ações, tais como: Oferecimentos de animais doentes, cinismo dos sacerdotes, descaso.
Deus requer fidelidade
No verso 2 aparecem dois verbos que denotam muito bem
Wmyfi’t' •al{-~aiw> W[‡m.v.ti al{å-~ai ouvirdes (W[‡m.v.ti) e (Wmyfi’t;) propuserdes, estes verbos no original estão declinados no imperfeito acompanhado com o advérbio de negação, quando isto acontece a idéia é de proibição categórica, absoluta, esta mesma forma é usada na proibição dos dez mandamentos.
Então a idéia é: Se você continuar obstinado em não me dar honra, Eu enviarei (yTiÛx.L;viw>) este verbo enviar está declinado no original perfeito no tronco piel e a idéia disto é que Deus irá de forma consumada derramar sua maldição com muita ira.
O final do verso 2 e o verso 3 descrevem como há de ser derramada:
a- Enviarei sobre vós maldição
b- Amaldiçoarei as vossas bênçãos
c- Reprovarei a vossa descendência
d- Atirará excrementos nos rostos deles
e- Serão levados para juntos dos excrementos
A ira de Deus é tão extrema aqui contra os sacerdotes que a idéia de atirar os excrementos no original é de espalhar com força na cara dos sacerdotes as fezes dos animais.
Tudo isto foi feito para que eles soubessem que o Senhor enviou este mandamento, para que a aliança não fosse violada.
Será que como sacerdotes e profetas do povo de Deus, temos entendido a nossa missão?
Será que não temos negligenciado o serviço litúrgico do povo de Deus?
Será que temos tido cuidado em transmitir todo o desígnio de Deus a igreja?

2 Divisão: O motivo da fidelidade (versos 4-7)
Porque Deus falou isto?
Por causa da aliança que Ele fez com Levi.
Esta aliança é de vida e de paz
Os levitas pertenciam a Deus
Disse o Senhor a Moisés: Eis que tenho eu tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus Nm 3. 11-12
A aliança com os levitas e o sacerdócio era um aspecto integrante da aliança de Yahweh com seu povo. As instruções da aliança para a adoração haviam requerido serviço fiel para que o povo pudesse adorar a Deus de forma verdadeira, conforme tinha sido instruído
Deus entra em relacionamento com seu povo. Os sacerdotes seriam os responsáveis na condução litúrgica do povo da aliança, da mesma forma, somos os responsáveis pela liturgia, do serviço sagrado prestado a Deus.
Os sacerdotes além do serviço litúrgico tinham também a função do ensino.
O verso 6 diz:
A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos.
Eis o trabalho do sacerdote.
Eis o trabalho do pastor
A ordem de Deus para o sacerdote no que diz respeito ao conhecimento é que ele deve guardar o conhecimento, ( t[;d:ê-Wrm.v.yI) o verbo guardar no original está no imperfeito a idéia é de algo incompleto, a idéia é de estar conhecendo a cada dia, se o sacerdote tivesse já todo o conhecimento o verbo estaria declinado no perfeito. O texto continua dizendo que da sua boca devem os homens procurar instrução, ( Wvåq.b;y> hr"ÞAtw>) o verbo traduzido por procurar está declinado no piel esta verbo denota basicamente a busca entusiasmada de alguém por algo ou alguma pessoa que existe ou acredita-se existir. A intenção é que o objeto seja encontrado ou adquirido. No nosso caso aqui os homens são instigados a procurarem o conhecimento da boca do sacerdote, eis porque o sacerdote precisa reter o conhecimento do Senhor.
Eis o bom motivo porque o pastor precisa estar em continuo aprendizado, pois os membros são instigados a procurarem o conhecimento da boca dele, pois ele é sacerdote de Deus, ou como diz o texto, ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. E o que se espera de um mensageiro, se não fidelidade a mensagem recebida, e fidelidade na entrega da mesma.
Como pastores é nosso dever, amar e buscar o conhecimento
Ter a noção do tamanho real da missão que Deus nos deu.
O amor ao conhecimento é a vitrine de todo verdadeiro vocacionado.

3 Divisão: O castigo da não ser fiel ( versos 8-9)
Os sacerdotes obedeciam?
Não!
Ao invés de ensinarem, catequizarem, o que é que eles estão fazendo?
O verso 8 dá a resposta
Mas vós vos tendes desviado do caminho e por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o senhor dos exércitos
O verbo que foi traduzido por tropeçar ( ~T,îl.v;k.hi) está declinado no hiphil e a ideia deste tronco é de alguém que sofre algo de forma intensiva, o tempo deste verbo está no perfeito que dizer que eles os sacerdotes faziam o povo tropeçar de forma contundente e definitiva
O verbo que foi traduzido por violastes ( ~T,x;vi() está declinando no piel a idéia também é de intensidade só que aqui esta intensidade é causativa, a ação é praticada pelos sacerdotes e de forma completa, pois o tempo do verbo está no perfeito, a tradução ao pé da letra seria que eles destruíram a aliança de Levi.
Eis o motivo da ira do Senhor
O verso 9 diz:
Por isso, por todas as más ações dos sacerdotes, por todo seu desprezo ao conhecimento, por suas atitudes de desprezo, pelo descuido da liturgia, por todo desrespeito com a Casa de Deus. O senhor os fez desprezíveis e indignos diante de todo o povo. Visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei
Os que desprezam o nome de Deus recebem a justa retribuição, eles são feitos desprezíveis. Eles tentaram obter popularidade modificando para alguns as exigências de Deus, é isto a idéia de mostrastes parciais no aplicardes a lei, quantos e quantos hoje em dia não são assim?
Seus ministérios são baseados em dois pesos e duas medidas.
O profeta termina seu oráculo reiterando dois erros deles: Deixaram de andar com Deus e quiseram lisonjear os homens

Aplicação:
1- Deus requer de todo vocacionado fidelidade a Sua Vontade revelada
2- Devemos entender que fidelidade na vida acarreta em bênçãos para nossas vidas, infidelidade acarretará em maldições, escárnios, humilhações.
3- Devemos ser fieis por que somos representantes de Deus para sua Igreja, temos uma finalidade. E por esta finalidade devemos ser fieis
4- Temos que amar o conhecimento, estudar mais e mais, nunca é tarde para se aperfeiçoar o quanto possível no conhecimento do Senhor.
5- Devemos ter consciência de quem é o nosso Senhor, não posso temer ao homem, não posso deixar de pregar todo desígnio de Deus, não posso torcer a justiça em favor dos ricos em detrimento dos pobres
6- Que da nossa boca o povo conheça a vontade de Deus, e se infelizmente alguém vier a errar, que não seja por causa de nenhum de nós

Conclusão:
A história do Sam Houston, general e estadista texano é um exemplo interessante de um homem que tinham palavra e não se deixava vender por circunstâncias. Deus chama homens vocacionados para pastorear a sua igreja, homem de palavra, homens que devem ser tementes a Deus, homens que sejam fieis ao seu Senhor, a história diz que no século XVII alguns cristãos serviam fielmente o Senhor numa ilha do Japão, Segundo o missionário Tim Johnson, um líder provincial, chamado shogun, decidiu que esses crentes eram uma ameaça para a cultura tradicional, por isso concebeu uma armadilha diabólica.
Colocou uma imagem de Jesus na rua e exigiu que os cristãos na sua província pisassem a imagem em renúncia à sua fé. Quando o teste acabou, 26 pessoas tinham-se recusado a fazê-lo. Foram crucificados à beira da água, para todos verem.
Que Deus nos ajude a sermos fieis sacerdotes
A Deus toda glória!

Jaziel C. Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora em Paulista (Grande Recife)

Sermão em 1 Pedro 2. 1-3

Introdução: Alguns botânicos exploravam certas regiões montanhosas à procura de novas espécies quando, através de binóculos, avistaram uma flor desconhecida encravada numa estreitíssima fresta de uma encosta muito inclinada.
Somente seria possível pegá-la se uma pessoa pequena e leve concordasse em ser baixada por meio de uma corda. E eles pediram a um menino que estava na expedição que aceitasse a tarefa.
O pequeno olhou para o fundo do abismo, deu meia-volta, saiu em direção ao acampamento e disse-lhes que voltaria num instante.
Algum tempo depois ele voltou trazendo o pai pelas mãos e explicou suas condições:- Eu descerei para pegar a flor, se o meu pai segurar a corda.

Elucidação: Pedro escreveu esta carta de Roma a quem ele chama de Babilônia (5.13) Pedro se dirige aos cristãos que vivem em várias partes da Ásia Menor, os quais estão sofrendo rejeição no mundo devido à sua obediência a Cristo (4.1-4, 12-16). Ele, portanto, relembra-os de que têm uma herança celeste (1.3-5)Pedro soube das tentações deles e, portanto, refere-se a eles como “estrangeiros dispersos” (1.1), uma frase que lembra o exílio de Israel no AT, mas também apropriada para estes cristãos (1.17; 2.11). Eles são, em sua maioria gentios convertidos. Em um momento eles não eram povo (2.10). Sua antiga vida era de obscenidades, bebedeira e idolatria (4.3), que descrevia mais os pagãos gentios do que os judeus do Séc. I . Os compatriotas deles estão surpresos por eles agora viverem de maneira diferente (4.4). Embora sofrer seja a “ardente prova” (4.12), aparentemente não há a vinculação do martírio. Além do mais, a perseguição é normalmente a exceção (3.13,14; 4.16).A tradição antiga sugere que Pedro foi martirizado em Roma junto com a severa perseguição de Nero aos cristãos depois do incêndio de Roma em 64 dC. Esta carta foi escrita provavelmente perto do fim da vida de Pedro, mas enquanto ele ainda poderia dizer: “honrai ao rei” (2.17). O início dos anos 60 é uma boa estimativa para a composição de 1 Pedro.
ConteúdoAcompanhando as várias exortações para a vida fiel em meio a uma sociedade ímpia, a salvação prometida no evangelho também está bastante em vista. A salvação futura que aguarda os crentes na revelação de Jesus é especialmente proeminente no princípio da carta (1.3-13). Esta é a “esperança” do cristão mencionada em 1.3, 13, 21; 3.15. Mesmo tendo Cristo sofrido e depois sido glorificado, os cristãos deveriam antever a glória porvir, embora pudessem ser perseguidos pela fé nessa vida (1.6-7; 4.12-13). A paciência em meio ao sofrimento injusto é “agradável a Deus” (2.20).Também há um referência ao importante objetivo dos crentes de levar os outros a Deus por meio de seus estilos de vida piedosos. Eles, portanto, proclamam os louvores de Deus (2.9), silenciam os homens loucos realizando boas obras (2.15); ganham esposas para Cristo por seus exemplos (3.1); envergonham os críticos ímpios (3.15-16) e confundem antigos companheiros (4.4). Os cristãos devem ser uma força de redenção no mundo, apesar do sofrimento. Baseado nisto que acabamos de considerar, iremos meditar esta noite, sobre o seguinte tema:

Tema: O que o Senhor quer de você?

1- Divisão: Que Você lance fora o pecado (verso1)
O nosso verso começa com um verbo Apoqe,menoi que está no particípio mais que tem sentido de imperativo, estando também no aoristo, o que indica algumas coisas:
1 É uma ordem
2 Esta ordem é algo que é obedecida, de uma vez só.
A ideia é: Tendo posto fora, tendo despojado, tendo lançado fora. É a ideia, de que você como crente, não deva ter mais estas coisas. Nos versos anteriores do capitulo primeiro nos é dito: Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista ao amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e c aia flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos evangelizada 1 Pedro. 1. 22-25. Ora, se a Palavra do Senhor permanece eternamente em nós e se nossas almas são purificadas, pela obediência a verdade, o lançar fora é algo que deve ser feito de forma definitiva.
O texto agora vai dizer do que você deve despojar-se. Aqui no grego existe uma conjunção hiperordenativa ou=n e a ideia é de algo importante que vai vir. O que seria isto? É a lista de coisas que o crente não deve ter mais:
a- De toda maldade. A palavra para maldade é kaki,an significa maldade, depravação, impiedade, vício
b- Dolo. A palavra é do,lon significa engano. Vem de um verbo que significa enganar com uma armadilha, tem também o sentido de fraude
c- Hipocrisias. A palavra é u`po,kriseij têm por significado: fingimentos, pretensão.
d- Invejas. A palavra é fqo,nouj a ideia é de expressar o sentimento que faz um homem invejar outro, por causa de uma coisa, que ele mesmo deseja e não possui, Veja que este tipo de pecado está relacionado com o décimo mandamento
e- Toda sorte de maledicências: pa,saj katalalia,j a ideia de maledicência é: falar mal de alguém, caluniar. O verbo significa rebaixar, desacreditar.
Por estas definições, vemos o que um cristão verdadeiro, não deve ter mais em sua vida, é incompatível com a vida cristã tais coisas, por isso, que o nosso verso começa com a expressão tendo posto fora, despojando-vos. O verso 17 de 2 Coríntios diz o seguinte: Por isso, retira-vos do meio dele, separai-vos, diz o Senhor, não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei... O cristianismo é uma religião ética, Deus estabeleceu uma conduta para seus filhos e ser filho de Deus é ter esta conduta, esta norma de vida nos corações, é ver estes pecados, como algo que ficou no passado. É estranho quando alguém que se diz crente cultiva pecados em sua vida. Pois tendências pecaminosas fazem parte de um coração não regenerado. Crente que é invejoso, maledicente, enganador, hipócrita, Tal sujeito, precisa se questionar se de fato é crente.
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Mateus 7: Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Mateus 7: Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Mateus 7: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7. 17-20

2- Divisão: Que você deseje o crescimento espiritual (verso2)
O verso no grego começa com uma conjunção subordinativa que é usada para introduzir orações dependentes. A nossa tradução traz a frase na seguinte ordem: Desejai ardentemente, como crianças recém nascidas... A ideia do verso no grego é: como nascidos agora, nenês, racional sem dolo, leite anelai (desejai)... Pedro usa uma comparação: Da mesma sorte que um bebê deseja o leite quando nasce, assim também devemos desejar o leite, não o material, mas sim o espiritual.
A palavra para desejar, anelar é o verbo evpipoqh,sate este verbo está no imperativo aoristo ativo, é uma ordem, é um sentimento que brota no coração do crente como algo já definido, algo já completo, este desejo não é algo que deve vir de pouquinho em pouquinho, é algo brotar de uma só vez, é uma ordem que deve ser cumprida de forma absoluta, e esta ordem é para desejar, anelar. O que devo anelar? Pedro diz: to. logiko.n a;dolon A palavra logiko.n aquilo que pertence a palavra, Pedro se refere a Palavra de Deus. E esta palavra é a;dolon sem engano, pura, não adulterada, não contaminada. É interessante observar a relação entre o verdadeiro leite e o crescimento. No nosso verso, existe uma conjunção subordinativa i[na que como já foi dito é utilizada para indicar orações dependentes, e o que vem depois desta conjunção é o seguinte: Em ele (na palavra sem dolo) no leite sejais crescidos. Já que o verbo auvxhqh/te está no subjuntivo e segundo a gramática grega é o modo de probabilidade. Então a ideia é: Sejais crescidos para a salvação.
O real crescimento não se dar na mentira, como um crente pode se desenvolver espiritualmente, se seu leite for falsificado? O que vemos hoje é um tipo de leite muito ruim sendo dado as ovelhas, um leite que chega a ser mais que falsificado, é um leite totalmente estranho, que de leite não tem nada. Fico me perguntando, como é que estas ovelhas podem crescer de forma sadia? E a resposta é bem desanimadora, elas não cresçam, ficam atrofiadas pelas heresias, por concepções erradas, pelo misticismo, pelo engano daqueles que só querem engordar a custa da gordura da ovelha.
Irmãos, que o desejo de tomar o leite genuíno, esteja nos nossos corações, de forma ardente, igual ao uma criança quando chega a hora de mamar, que nós suguemos as riquezas da Palavra de Deus para nosso crescimento espiritual.

3- Que você tenha experiências na bondade do Senhor (verso 3)
O nosso verso começa com uma conjunção subordinativa eiv e como já vimos esta conjunção é utilizada para introduzir orações dependentes. Qual é a oração que virá? evgeu,sasqe o[ti crhsto.j o` ku,rioj “haveis provado que benigno é o Senhor”
O texto não está lançando duvida, e sim afirmando. O verbo evgeu,sasqe está no indicativo aoristo médio depoente. Eles provaram, experimentaram. O que? Que Benigno é o Senhor. O adjetivo crhsto.j que é benigno está no nominativo e toda vez que um substantivo ou adjetivo está declinado assim, caso seja substantivo identifica o sujeito de uma frase se for adjetivo descreve a qualidade deste sujeito. O que o texto está dizendo que a qualidade de Deus é: Benignidade. E em cima disto, os crentes devem descansar. Irmãos, o texto nos revela o que Deus é, Ele é útil, bom e gracioso. O dicionário define benigno como: bondoso; benévolo; complacente; indulgente; não perigoso.
Quando o Senhor nos tirou das trevas para a luz, nos tirou porque Ele é benigno. Éramos seus inimigos, reprovávamos suas obras, odiávamos a sua lei. Romanos 5. 6-8 diz:
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Romanos 5: Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Romanos 5: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
O que podemos dar a Ele? Porque ele nos amou?
Não podemos dar nada a Ele, até porque, tudo o que temos é Dele.
Ele não nos amou por alguma coisa que Lhe impressionou em nós.
Ele é benigno e mostrou esta benignidade em nos eleger, nos predestinar para sermos irmãos de Jesus, nos regenerar, nos justificar, nos adotar, e de glorificar-nos um dia.

Aplicação:
1- Porque estamos ainda na carne, pecamos. Se dissermos o contrário, estamos mentindo. E isto é um fato. Mas, viver na prática do pecado, tendo atitudes erradas constantemente todo santo dia, é outra totalmente diferente, o nosso mau procedimento, nossa cegueira das coisas de Deus, foram lançados fora. Por isso, o novo caráter que o crente tem em Cristo Jesus deve ser manifesto em obras da luz, e não em: Maldade, dolo, hipocrisia, inveja, maledicência (falar mal do outro)
2- Ame a Palavra de Deus, Ela é sua comida, Ela é seu sustento, Nem só de pão vive o homem, Mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. Esta Palavra é que te sustenta. Procura esta palavra como um recém nascido procura o leite da mãe quando está com fome. Anseia em conhecer a Luz e as suas obras, procura crescer na graça e no conhecimento.
3- Temos experimentado a bondade do Senhor, a nossa igreja é fruto deste amor de Deus, O Senhor permite que o adoremos de forma simples. Deus nos tem dado luz, nos libertou do pecado, muitos aqui foram libertos do misticismo do pentecostalismo, do erro do arminianismo. Quantos Deus tem trazido para a bendita religião reformada, quantos hoje crêem que salvação não se perde, quantos tem convicção que seus pecados são perdoados em Cristo Jesus. Deus mostra que é benigno com seus eleitos.

Conclusão: Estão lembrados da história do menino que só ia buscar a flor, caso o pai segurasse a corda?
Deus que é benigno para conosco, que nos tirou das trevas, que nos regenerou, Ele quer que tenhamos vida correta e santa, Ele sabe que iremos passamos por tribulações nos nossos dias, Mas Ele está segurando a corda, e Ele nunca nos desamparará, Por que Ele é fiel, o seu caráter é benigno. E sua vontade para conosco: É que também sejamos benignos.
A Ele toda glória!

Jaziel C. Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora em Pualista (Grande Recife)

Excurso: Algumas questões da Relação da Lei para com a nossa Época

Vemos nas Escrituras a continuidade da Lei, Moisés por não ter circuncidado seu filho, Deus foi ao seu encontro para matá-lo (Ex 4. 24-26).
Esta atitude de Deus está baseada na aliança que Ele tinha feito com Abraão, personagem este que viveu antes de Moisés, O que se quer mostrar é que as alianças estão presentes uma nas outras.
Outro exemplo é a questão da aliança noética, enquanto houver dia, haverá frio, calor, verão e inverno. Gn 8.22
Baseado nisto, percebemos que algumas coisas não passaram, pois fazem parte de uma estrutura maior, veja o caso da pena de morte, ela é instituída por Deus Gn. 9. 5. É repetida em Ex 21. 12, 14. Paulo reconhece que o estado tem esta autoridade. Romanos 13.4.
O que da aliança mosaica está valendo para os nossos dias? Precisamos compreender que a aliança mosaica é constituída de três divisões: Lei cerimonial, Lei Moral e lei Civil.
Quando o Senhor falou em Mt 5.17 Não vim para revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Ele cumpriu de fato os três tipos de Lei. Cada tipo de lei tem uma finalidade.
Lei Moral: Revela a vontade de Deus no que diz respeito à relação do homem para com Deus e com os seus semelhantes.
Lei Cerimonial: Toda a série de leis sobre culto, sacrifícios e purificações. Esse tipo de Lei apontava para Cristo. Foi à forma graciosa que Deus preparou para que os crentes do período do Antigo Testamento cultuassem a Deus, tivesse perdão pelos seus pecados, é deste tipo de lei que Hebreus 7, 8, 9,10 falam.
Lei Civil: Eram as leis que regulavam a convivência em sociedade, interessante que neste tipo de lei, existem princípios eternos da lei moral de Deus. Ver Ex 22.22, era errado lá como é aqui nos nossos dias.
A pergunta que se faz é: Qual o critério para saber se determinada lei é para os nossos dias ou não?
Por que não ofereço mais holocaustos?
Devo oprimir o órfão?
Devo honrar aos meus pais hoje em dia?
O critério é ter um entendimento correto da lei e dos seus tipos
Por que as pessoas nas igrejas têm dificuldade para entender a relação da Lei com a Graça?
Robertson analisando a questão da lei no livro de gálatas, diz o seguinte:
A forma exteriorizada, codificada, da lei veio a ser prontamente entendida como oferecendo outro caminho de vida que não o do principio da fé cristalizado sob Abraão. Era possível entender a lei propriamente como um mestre que conduzira a Cristo mediante crescente consciência do pecado. Ou era possível entender mal a lei como um feitor que se afastou de Cristo, desviando a concentração da justificação pela fé para justificação pelas obras[1]

O grande problema é o fato de as pessoas acharem que a lei é contraria a promessa, ela nunca foi, quando Paulo está tratando da lei em gálatas, ele trata em cima da perspectiva errada dos gálatas, ao pensarem que a lei podia justificar o homem perante Deus.
Preciso compreender isto, o cristão está debaixo da lei, não como meio para justificar, pois a lei nunca fora dada com este propósito.
Roberton sobre isto diz:
O cristão não vive debaixo de uma exteriorizada ministração da lei gravada em tábuas de pedra. Ao invés disto, ele vive com a lei escrita em seu coração. Ainda que o cristão esteja sempre obrigado a refletir a santidade e a justiça requeridas na lei de Deus, ele não mais se relaciona com esta lei como um código impessoal que permanece fora dele. Em vez disto, o Espírito de Deus ministra constantemente a lei dentro do coração do crente[2]

Então, para uma compreensão correta da lei, precisamos saber a finalidade da lei. Era cerimonial? R- Apontou pra Cristo. Sendo assim, ela fica em um contexto e não tenho mais obrigatoriedade em cumpri-la.
Faz parte dos 10 mandamentos? R- É eterna. Pois refleti a vontade de Deus para com Ele mesmo e para com meu próximo.
Se não existisse uma obrigação para com a Lei de Deus, qual a razão dos castigos que o povo de Deus sofreu e sofre? E se o povo também não tivesse essa relação qual seria a base para as promessas? Ver Ef. 6.1-3.
A Lei é tão graciosa para a Igreja, que ela presta-se a ser uma ferramenta especial, pois através dela compreendemos a natureza dos nossos pecados. E desta forma, cumprindo-a, fazemos a vontade de Deus para nossa vida, que é a santificação 1 Pedro 1.2.
Por esta razão a revelação mais completa da vontade de Deus na aliança mosaica deve ser considerada como grande dádiva. É obvio que diante da revelação da aliança em Cristo, sua gloria é menor, é isto que Paulo fala em 2 Coríntios 12-15
Porque Paulo fala em ministério da morte? Porque pela lei percebi que era pecador e a lei me condena, como ela pode ser graça? Porque ela fazendo isto me conduziu para Cristo Gl 3.24
Robertson citando um antigo ditado que se originou na escola de Hillel diz: “Onde há muito carne, há muito vermes; onde há muito tesouro, há muita preocupação; onde há muitas mulheres, há grande superstição; e onde há muita lei, há muita vida.”[3]


[1] ROBERTSON O. Palmer O Cristo dos Pactos, São Paulo-SP. Cultura Cristã, 2002 p. 169
[2] Ibid.
[3] Id. Ibid. p. 175

Jaziel C Cunha
Ig Presbiteriana conservadora em Paulista (Grande Recife)